Marmaduke foi lançado em junho de 2010 no Brasil, o filme tentou trazer ao cinema o famoso cachorro gigante dos quadrinhos criado por Brad Anderson, publicados nos jornais do mundo todo desde 1950.
A tira ficou conhecida pelo seu humor simples, situações familiares e pelo contraste entre o tamanho exagerado do cachorro e os problemas do dia a dia. Marmaduke funcionava justamente por ser rápido, direto e visual — algo que parecia ser fácil de adaptar para o cinema.
No entanto, a versão em live-action acabou chamando atenção por motivos bem diferentes. Com criticas negativas, rejeição do público adulto e uma recepção fraca nas bilheterias. Com o tempo, Marmaduke ganhou novos fãs, mas ainda sim é conhecido pela adaptação que não deu certo.
Resumo do filme Marmaduke (2010)
A história acompanha Marmaduke, um enorme dogue alemão atrapalhado que se muda com sua família para uma nova casa na Califórnia após seu dono conseguir um novo emprego. Enquanto tenta se adaptar, Marmaduke se envolve em confusões constantes por causa de seu tamanho.

O cachorro se vê dividido entre agradar sua família e impressionar o grupo de cães ‘descolados’ do bairro. Ao longo do filme, Marmaduke precisa aprender sobre lealdade, amizade e aceitação, culminando em uma mensagem típica de filmes infantis.
Por que Marmaduke foi mal recebido?
Um dos principais motivos para o seu fracasso foi o humor excessivamente infantil, que apostava exclusivamente em piadas físicas, situações constrangedoras e trocadilhos simples. Esse tipo de comédia funcionou pouco para o público adulto, tornando o filme cansativa fora do público infantil e jovem.
Além disso, o roteiro fraco e previsível contribuiu para o fracasso. A história segue fórmulas já vistas em inúmeros filmes de animais, sem grandes reviravoltas ou ideias criativas que justicassem sua adaptação para o cinema.
Vale a pena assistir hoje?
Mesmo com o roteiro previsível e piadas um tanto quanto infantis, o filme Marmaduke é curto e pode ser visto em menos de 1h e 20 minutos, o que torna a experiência rápida e sem grandes compromissos. Para as crianças, o longa pode se funcionar como um passatempo simples, com situações engraçadas e personagens fáceis de entender.
No fim das contas, vale a pena se a intenção for assistir algo leve e para passar o tempo.
Marmaduke (2010) está disponível para assistir atualmente na Prime Vídeo.