Ao longo de tantos filmes, a franquia Velozes e Furiosos construiu uma linha do tempo confusa e complexa de se entender, que inclui alguns curtas pouco conhecidos, mas que conectam pontos importantes da história.
Quando assistido na ordem correta, algumas atitudes e personagens fazem total sentido na trama. Confira abaixo a ordem correta para assistir a franquia.
1. Velozes e Furiosos (2001)
Velozes e Furiosos começa com Brian O’Conner, um agente da polícia, que ao se infiltrar no mundo ilegal das corridas de rua, conhece Dominic Toretto. A partir dai, descobre que o verdadeiro responsável pelas cargas roubadas de caminhões, são Toretto e sua equipe: Letty Ortiz, Mia Toretto, Vince e Jesse.
O primeiro filme é decisivo pois no final temos Brian negando a prisão de Toretto e deixando ele escapar. É nesse momento que ele larga sua vida de policial e se junta a família de Dominic Toretto.
2. Turbo-Charged Prelude (2003)
Este curta lançado em 2003 é fundamental para entender melhor a trajetória do Brian, como ele foi de policial a fugitivo. O curta mostra ele participando de corridas ilegais pelo país, até aparecer em Miami, onde trabalha para as autoridades.
Sem assistir o curta, a trajetória do Brian O’Conner ficaria mal explicada.
3. + Velozes + Furiosos (2003)
Dando sequência em + Velozes + Furiosos, Brian e Roman Pearce se reencontram e colaboram juntos com o FBI para derrubar um criminoso poderoso. Aqui a franquia expande ainda mais o Brian, sua dualidade entre a lei e o crime, algo que tornaria sua marca registrada nos próximos filmes.
4. Better Luck Tomorrow (2002)
Não é um filme oficial da franquia Velozes e Furiosos, porém, o diretor Justin Lin afirmou que o filme pode ser visto como um passado alternativo de Han Lue, mostrando como ele entrou no mundo das corridas de rua antes do Desafio em Tóquio.
5. Los Bandoleros (2009)
Dirigido pelo próprio Vin Diesel, Los Bandoleros mostra Dominic Toretto montando sua equipe na República Dominicana, onde ocorreu o assalto do inicio de Velozes e Furiosos 4. Esse curta de 20 minutos é o divisor de águas, ao mesmo tempo que amplia a relação de Letty e Dom, explora outro rumo que a franquia teria dali em diante.
6. Velozes e Furiosos 4 (2009)
No quarto filme, temos o reencontro de Brian e Dom, que se unem em lados opostos da lei, mas que são obrigados a trabalharem juntos. A suposta morte de Letty serve como gatilho emocional e transforma a franquia, que antes era focada em carros e corridas, agora foca menos nisso e explora missões, vinganças e grandes conspirações.
7. Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)
Se tornando o ponto de virada, Operação Rio reúne todos os personagens em um grande assalto que no Brasil. A partir daqui, a franquia se assume como apenas ação, sendo Dom o líder do grupo.
8. Velozes e Furiosos 6 (2013)
A história do sexto filme conecta diretamente com Desafio em Tóquio, mostrando no final o acidente de Han. Essa decisão organizou completamente a cronologia da franquia.
9. Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio
Quando assistido na ordem correta, o final de Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio ganha um novo significado. A morte de Han Lue deixa de ser um evento isolado e passa a ter mais impacto direto na narrativa, servindo de gancho para acontecimentos futuros na franquia.
10. Velozes & Furiosos 7 (2025)
Além de continuar imediatamente os eventos de Desafio em Tóquio, o filme é marca a busca por justiça por Han, e claro, pela despedida emocionante do ator Paul Walker, que interpretava nosso lendário Brian.
Em Velozes e Furisos 8, temos Dom enfrentando seu maior dilema ao ser forçado a agir contra a sua própria família.
O spin off Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw tem uma história paralela e não é essencial para a trama, pode ser assistido tranquilamente na ordem correta entre em os filmes 8 e 9.
Velozes e Furiosos 9 introduz o irmão de Dominic Toretto, Jakob. O filme reforça temas de família, redenção e escolhas do passado, pilares centrais da saga.
Velozes e Furiosos 10 é a primeira parte do encerramento da franquia. O vilão está ligado aos eventos do filme Operação Rio. Alguns rumores recentes apontam que Cristiano Ronaldo estará na segunda parte desse encerramento final.