Ao longo do tempo a franquia Velozes e Furiosos construiu uma linha do tempo um pouco confusa para o público, que ao incluirmos curtas oficiais, tudo acaba fazendo sentido no final.
Esses curtas são pouco conhecidos e não chegaram a fazer nenhum sucesso, quando incluímos eles na ordem cronológica de Velozes e Furiosos, algumas mudanças e personagens fazem total sentido na trama, eles conectam pontos importantes na história.
E é isso que você verá nesse artigo, a ordem cronológica correta para assistir a franquia Velozes e Furiosos.
A ordem cronológica correta de Velozes e Furiosos
- Velozes e Furiosos (2001)
- Turbo-Charged Prelude (2003)
Turbo-Charged Preludo é curta lançado em 2003 e sem assistir ele na ordem cronológica de Velozes e Furiosos, a trajetória de Brian O’Conner ficaria mal explicada.
Em 6 minutos de curta, temos Brian indo de um policial a um fugitivo, participando de corridas ilegais pelo país, até aparecer em Miami, onde trabalha para as autoridades.
- Velozes + Furiosos (2003)
- Better Luck Tomorrow (2002)
Better Luck Tomorrow não é um filme oficial da franquia Velozes e Furiosos, porém, o diretor Justin Lin afirmou que o filme pode ser visto como um passado alternativo de Han Lue, mostrando como ele entrou no mundo das corridas de rua antes do Desafio em Tóquio.
Além disso, o filme conta com o próprio Han (Sung Kang) no elenco.
- Los Bandoleros (2009)
Dirigido pelo próprio Vin Diesel, Los Bandoleros mostra Dominic Toretto montando sua equipe na República Dominicana, onde ocorreu o assalto do inicio de Velozes e Furiosos 4. Esse curta de 20 minutos é o divisor de águas, ao mesmo tempo que amplia a relação de Letty e Dom, explora outro rumo que a franquia teria dali em diante.
- Velozes e Furiosos 4 (2009)
- Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)
- Velozes e Furiosos 6 (2013)
- Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)
Na ordem cronológica correta de Velozes e Furiosos, o final de Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio ganha um novo significado. A morte de Han Lue deixa de ser um evento isolado e passa a ter mais impacto direto na narrativa, servindo de gancho para acontecimentos futuros na franquia.
- Velozes e Furiosos 7 (2015)
- Velozes e Furiosos 8 (2017)
- Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw (2019)
O spin off Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw tem uma história paralela e não é essencial para a trama. Ele pode ser assistido tranquilamente na ordem correta entre em os filmes 8 e 9.
- Velozes e Furiosos 9 (2021)
- Velozes e Furiosos 10 (2023)
Velozes e Furiosos 10 é a primeira parte do encerramento da franquia, sua continuação sairá no dia 17 de março de 2028.
Essa data veio por meio de Vin Diesel no Instagram e alguns rumores apontam que Cristiano Ronaldo estará nesse final emocionante da franquia.
Onde assistir a ordem cronológica correta de Velozes e Furiosos?
A franquia Velozes e Furiosos vive mudando de streaming o tempo todo, agora com a ordem cronológica correta, você pode querer maratonar mais uma vez e pegar todos os detalhes que passou despercebido.
Atualmente quase toda a franquia está disponível na Netflix e HBO Max, exceto os curtas, Velozes e Furiosos: Operação Rio, Velozes e Furiosos 6, Velozes e Furiosos 9 e Velozes e Furiosos 10.